25 maio 2010

Tá lá um corpo estendido no chão! - "Corpos" espalhados nas ruas de Campinas

Campanhas chocantes são importantes instrumentos educativos. Exemplo clássico são as imagens que vem estampadas nos maços de cigarro.
Campanhas educativas para o trânsito normalmente não são tão impactantes. Normalmente são divertidas, como por exemplo as sobre o motorista da vez, ou mesmo algumas que deviam ter tom mais sério como as educativas da Rede Globo, acabam não tendo resultado pelo seu tom sutil.
Há quem diga que propagandas chocantes não tem efeito, mas eu creio que propagandas para salvar vidas devem chocar sim, e muito. Se uma vida for salva por causa desse choque, já valeu.

E venho dar uma ótima notícia, a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) iniciou hoje uma campanha que terá corpos demarcados estendidos no chão (pintura com o contorno de uma vítima), numa referência ao registro de uma morte em locais onde houve vítimas de trânsito no ano passado. Além do contorno do corpo no asfalto, será grafada a mensagem “Acidente de Trânsito”, em forma de carimbo.
Veja aqui a notícia completa.
A campanha inicia hoje (25 de maio) com 40 corpos sendo desenhados no chão, e se intitula "Tá lá um corpo estendido no chão".
Espero que tenha efeito nos motoristas e veremos os resultados dela no ano que vem. Em 2008 houve 138 vítimas fatais no trânsito de Campinas. Em 2009 foram 115.

Há outras campanhas para o trânsito também chocantes mas essa é um exemplo de realidade aumentada. Um outro exemplo é uma campanha que fala sobre o uso de SMS ao volante que mostra o acidente de um grupo de garotas que estavam escrevendo um SMS.
Veja o vídeo aqui: http://aeiou.expresso.pt/campanha-usa-imagens-chocantes-para-evitar-ismsi-na-conducao-com-video=f531721

Outro que é um dos meus preferidos é o vídeo abaixo de 5 minutos. Com a trilha sonora "Everybody hurts" ele dá o tom necessariamente triste para percebermos que o pior do acidente muitas vezes vem depois:




Parabéns EMDEC pela bela iniciativa.

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