22 julho 2010

Transito + Gentil... Sim mas sem perder a ternura!

Trânsito + Gentil é uma campanha muito interessante da empresa  Porto Seguro.

O seu mote é "Seja gentil no trânsito, que o trânsito retribui." e estão promovendo a campanha de diversos modos usando comunidades em redes sociais, através de um blog e até usando o Twitter. Mas a melhor sacada da campanha é o tal do Desconto mais gentil que dá 5% de desconto no seguros de automóvel da Porto Seguro para aqueles que tiverem 0 pontos na carteira de habilitação.

Mesmo com o marketing viral da Porto Seguro, é uma campanha invejável e com um propósito bastante interessante que espero que funcione.

MAS SEM PERDER A TERNURA
Eu também acredito que possamos ser mais gentis no transito sim, usar menos a buzina, permitir a ultrapassagem segura, evitar discussões sem sentido no trânsito. Sim pra tudo isso, mas temos que tomar cuidado para não deixar que isso nos tire as atitudes necessárias para termos um trânsito mais correto. Sim, vou deixar de discutir com um motorista que estacionou na calçada obstruindo a passagem de pedestres mas vou denunciá-lo para a empresa de transito. Vou entender que um carro ficou sem querer fechando o cruzamento da Av. Barão de Itapura mas não aquele que a fechou intencionalmente. Se não reclamarmos, com limites é claro, de atitudes incorretas no transito as pessoas podem acabar esquecendo de que há regras, e só depender da fiscalização dos amarelinhos será muito otimismo.

PERDENDO A TERNURA
O único problema dessa campanha é a sua origem. Ela é uma campanha de uma empresa, apesar de ver com bons olhos que uma empresa se preocupe com isso, é de grande importância que ela seja impecável. E aqui entra o Trânsito Campineiro:
Estava na rua Tiradentes perto do cruzamento com a Visconde de Taunay e... eis que está um guincho da Porto Seguro estacionado em local proibido, e mais havia vaga do outro lado da rua (mesma situação relatada aqui sobre outro caso). Tentei tirar a foto mas infelizmente ficou em um angulo ruim, mas é possível ver que ele está em local proibido.

O principal problema era vermos aquele carro com o símbolo do 'Trânsito + gentil' destacado parado em local proibido onde atrapalha muito o trânsito.

LIMITES DE GENTILEZA
De qualquer maneira a idéia é boa. O problema é definir os limites da 'gentileza'. Para mim a melhor definição de trânsito gentil foi quando após um carro ter fechado uma amiga ela reagiu dizendo "Seu... BOBÃO!!!". Ela reagiu reclamando correta e gentilmente.

Entretanto o fácil é definir o que não é trânsito mais gentil, o flagra abaixo na rodovia Dom Pedro I certamente não é:

Um comentário: