05 maio 2010

Acessibilidade entulhada


Campinas é um dos municípios que mais se empenham em promover a acessibilidade. Tanto que criou um programa exemplar chamado Programa de Acessibilidade Inclusiva - PAI.
O PAI tem como objetivo desenvolver e articular as ações que ampliem e qualifiquem a mobilidade, a circulação e a segurança de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e pessoas com restrição de mobilidade temporária ou permanente e outros atendidos pela Legislação vigente.

 Um dos pontos principais do PAI é:
c) adaptação e implantação de infraestrutura nos principais pontos de deslocamento de pessoas com restrição de mobilidade (terminais, estações de transferência, passarelas, calçadas com guias rebaixadas);

 O que é sensacional! E mais isso não está só no papel. Diversos pontos da cidade possuem calçadas com guias rebaixadas. Além do PAI temos uma Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Acredito, então, que alcançamos um nível elevado de civilidade e por isso devemos mantê-lo, elevá-lo e fazer de tudo para não perdê-lo.

Pois bem, estava andando pela Vila Itapura quando no cruzamento da Rua Sacramento com a Rua Tiradentes vejo a seguinte situação:

É isto mesmo, uma caçamba de entulho colocada parcialmente sobre a guia rebaixada. Além de também estar parcialmente sobre a faixa de pedestre. É um absurdo! Isso não pode acontecer!
Esta foto foi tirada no dia 3 de maio de 2010 às 17:45.
No dia 5 (hoje) ela já havia sido removida assim foi possível ver que com o peso da caçamba ela danificou a guia rebaixada como mostra a foto ao lado.

Dada a situação eu resolvi ligar pra CPA (2116-0235), recebi a informação que devo falar com o COFIT (Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos) no telefone 3772-8947. Pelo site eles são responsáveis pela "fiscalização e notificação da limpeza de terrenos abandonados e execução de calçadas".

Liguei lá me disseram que tenho que ligar no 156. Ligo no 156 e... opa parece que é aqui mesmo! Legal, dou as informações, meus dados e a atendente é muito atenciosa. Abri um pedido de reparo da calçada, recebi um número de protocolo (10/1/24436) e agora é esperar pra ver. Estou realmente esperançoso!

Volto a blogar sobre o desenrolar em breve!


Referências:
Imagem com o símbolo de acessibilidade foi obtida do site WikiMedia Commons

2 comentários:

  1. Esse programa PAI providencia vans para transporte de pessoas com mobilidade restrita.

    Já vi várias pelas ruas e acho um excelente trabalho!

    ResponderExcluir